A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde fé, religiosidade e cultura se misturam com sentimentos nobres, faz parte da história de Itamarandiba, e essa rica manifestação, com séculos de existência, teve mais um capítulo entre os dias 17 e 27 de outubro/24.
Com o tema: “Mãe de Jesus, ensina-nos a rezar e a ser peregrinos de esperança”, a festa, realizada pela Paróquia São Sebastião e festeiros Dra. Cintia Rosa e esposo Ênio Gusmão, com apoio incondicional da Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, contou com participação de grupos folclóricos locais e regionais, banda de música, manifestação religiosa, procissões e celebrações.
O apogeu das comemorações aconteceu no sábado e domingo, 26 e 27, quando houve, respectivamente, show musical católico com a dupla Ramon & Rafael e o tradicional cortejo pelas ruas centenárias de Itamarandiba. O desfile multicolorido dos grupos culturais, celebrando a rica devoção à Nossa Senhora do Rosário, aclamou e uniu, mais uma vez, a fé fervorosa e a vibrante tradição cultural do Vale do Jequitinhonha.
Ao fim do cortejo, foi celebrada a Santa Missa e logo após servido almoço que teve como prato principal “Boi no Rolete” e leitoa assada; tudo acompanhado de delicioso feijão tropeiro e arroz branco.
Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba